Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

Asplenium nidus

Nome comun: Feto-ninho-de-ave

Sinónimos:Asplenium antigo, Asplenium australis, Asplenium ficifolium, Neottopteris antiqua, Neottopteris australis, Neottopteris mauritiana, Neottopteris musaefolia, Neottopteris ninho, Neottopteris rigida, Thamnopteris ninho

Tipo:Planta de interior

Viveiros produtores e comerciantes de Asplenium nidus:Plantanova, Viveros Guzmán, Veraleza

Descrição:

Planta epífita em seu estado natural e é encontrada crescendo nos troncos das árvores ou nos substratos baixos das florestas, onde predomina a sombra, o que a torna uma boa planta de interior.

Seu crescimento é em roseta, formando grandes folhas, atingindo um metro de comprimento e 20 cm de largura.

Quando a planta está madura, ela extrai seus órgãos reprodutivos, que consistem em uma série de folhas marrons que envolvem os esporos, chamados soros.

Colheita:

Como a maioria das plantas de interior, não admite sol direto em suas folhas, pois o sol direto pode queimar a planta ou clarear suas folhas. É por isso que se sustenta muito bem em salas e cantos onde pouca luz chega.

A temperatura no inverno nunca deve cair abaixo de 10ºC, por isso deve ser mantida em local aquecido, sempre acima de 14ºC. Embora em clima ameno, onde não há geadas, mas a temperatura no inverno cai para 0ºC, ela dura enquanto estiver protegida.

Como todas as samambaias, requer boa umidade do ambiente. Existem outras espécies de samambaias que são mais exigentes nesse quesito, mas mesmo assim, suas folhas devem ser borrifadas frequentemente com água ou o pote deve ser colocado em um prato com pedrinhas molhadas. Para quem tem esta planta em uma sala aquecida onde o ar é mais seco, ela pode aguentar, mas terá que ser borrifada com muito mais água.

Esta planta pode ser cultivada no solo ou em vaso, sendo sensível tanto ao excesso quanto à falta de irrigação. Existem vasos que possuem um depósito que acumula o excesso de água de irrigação como reserva para que a planta possa aproveitá-la posteriormente. São ideais para quando temos de nos ausentar e não podemos cuidar das nossas plantas.

Também se o ambiente estiver muito úmido pode causar o aparecimento de fungos, que devem ser evitados, e ao menor sintoma parar de regar.

Não requer grandes quantidades de fertilizantes, pois por ser uma espécie epífita, requer pouca dose de nutrientes.

Multiplicação:

Quanto à sua reprodução, ela pode ser feita quando os esporos, que estão localizados dentro de pequenos caroços chamados soros, amadurecem.

Nesta samambaia, a divisão da touceira não serve como método de propagação.

Formulários:

É uma das samambaias mais utilizadas na decoração de interiores.

Características

Exposição moderada ao SolPrecisa de rega moderadaTolerancia máxima ao frio: +5ºCAltura: 40-60 cm