Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

IBERFLORA

“O mundo das plantas nas redes sociais está apenas começando”

Clara Redondo, conhecida no Instagram como @plantitiscronica, é uma das influencers de referência entre os amantes de plantas

02/06/2023 Autor: Iberflora

Clara Redondo, conhecida no Instagram como @plantitiscronica , é uma das influencers de referência entre os amantes de plantas. O que começou por hobby é hoje a sua profissão, que se traduz na colaboração com marcas do setor, na publicação de um livro, na geração de conteúdos e até na criação de um curso. Na última edição da Iberflora foi premiada como Greenfluencer do ano nos prémios ACPO Trompa Verde .

Em plena pandemia começou seu amor pelas plantas e hoje você tem milhares de seguidores em suas redes sociais que querem saber como cuidar de plantas, um canal popular no Twitch e você publicou um livro (Casa, casa verde). As plantas mudaram a sua vida...
Assumo como qualquer pessoa com o seu próprio negócio mas consciente de que tanto a nível pessoal como profissional mudaram a minha vida. Meu trabalho e grande parte do meu tempo continua girando em torno da mesma emoção e pensamento que me inspirou quando comecei: criar conteúdo focado em ensinar e divertir de forma pessoal e divertida tudo que gira em torno de mim e das minhas plantas. ; sendo “a menina que antes da pandemia não sabia o que era uma suculenta e as plantas mudaram sua vida”.

Isso me abriu muitas portas no mundo profissional. Pude realizar o sonho de ter meu próprio projeto, de viver de imaginação e criatividade, de viajar, de conhecer pessoas do mundo todo... O que eu jamais imaginaria há 4 anos é que estaria cercada por plantas. Sinto-me profundamente sortudo por terem cruzado o meu caminho e por serem a pulsação de tudo o que faço e por poder passar o meu tempo entretendo e ensinando às pessoas tudo o que aprendo com eles. Estou feliz porque acredito que todos podemos contribuir com nosso grão de areia para tornar nossos ambientes mais saudáveis. Com as plantas transformamos nossos espaços em um lugar mais verde, aprendemos a ter mais empatia com a natureza e nos reconectamos com seus benefícios.

Como você gerencia pessoal e profissionalmente para se tornar um influenciador?
Gosto muito de me comunicar, ajudar as pessoas, compartilhar tudo que sei, tudo que aprendo. Talvez a única coisa que lamento do crescimento das minhas redes seja o quão super exigente é e não poder ter tempo real para ajudar pessoalmente a todos e isso faz-me parecer distante e podem ver-me como mais um "influencer" inacessível... Mas tento compensar criando mais conteúdo e inventando tudo o que posso pensar para acompanhar o maior número possível de pessoas neste hobby verde. As redes sociais e o número de seguidores não tiram meus pés do chão. É um trabalho que se constrói dia a dia com vocação e muita vontade.

A pandemia foi uma alavanca para o setor, pois muita gente descobriu o valor das plantas. Você tem percebido paralelamente à sua carreira o crescimento dos amantes de plantas nas redes sociais? O perfil de seus seguidores mudou de alguns anos atrás para agora?
Desde já! Comecei como parte dessa alavanca. Esse boom também me afetou, porque antes minhas redes não tinham nada a ver com o que são agora. Comecei a criar apenas conteúdos fotográficos sobre plantas, sem dar conselhos de cuidados e foi crescendo no momento em que comecei a criar conteúdos sobre como aprendi a cuidar delas.

Ter plantas em casa restaura a conexão entre as pessoas. Quando você quer aprender algo sem formação profissional prévia, sua escola é sua própria experiência e a experiência de outras pessoas e graças às redes podemos conectar todas essas pessoas que vivem com a mesma paixão, criando uma comunidade.

Pela minha parte só posso dizer que somos cada vez mais. E que já eram muitos os apaixonados por plantas antes de começarem a ecoar essa paixão nas redes sociais durante a pandemia. Estou tão feliz que as plantas se tornaram uma tendência. Sei que nesta vida acelerada que nos é imposta, muitas pessoas têm encontrado refúgio nas plantas. Acho que a vontade de continuar compartilhando conteúdo sobre eles nunca vai parar de crescer.

Hoje você trabalha com marcas do setor que querem que você fale sobre seus produtos. Qual você considera ser o principal valor que os greenfluencers trazem para o setor de flores e plantas ornamentais? Você acha que há espaço para inovação nas redes sociais em relação ao mundo das plantas?
Acho que o que a gente traz é confiança para ousar ter plantas em casa. Procurando torná-lo fácil e acessível a todos, ensiná-los a cuidar deles e despertar sua curiosidade para que possam se beneficiar de como é bom ter uma casa conectada com a natureza e um hobby que além de divertido é bom para a saúde .

O mundo das plantas nas redes sociais está apenas começando! Se há inovação no mundo da moda, da decoração, do design... acredito que sempre estará nas fábricas. Não só pelo seu valor ornamental, mas também pelos benefícios que traz para a sociedade e para cada indivíduo.

A pandemia trouxe muitas pessoas até nós ao mesmo tempo, mas vejo como a cada pessoa que se depara com um de nós nasce outro amante de plantas. Acho que o mundo caminha para um lugar muito verde, ou assim gosto de pensar, e com esse hobby você desenvolve aquela sensibilidade pelo nosso meio ambiente que te faz ter uma empatia irrevogável com o mundo e com a fragilidade da natureza.

Acredito que é preciso que o setor se reinvente para mostrar que isso é um benefício social em termos de saúde humana e ambiental. E suponho que os “greenfluencers” façam a nossa parte, ajudando ou inspirando outras pessoas a aderirem ao cuidado das plantas, partilhando os benefícios que elas nos trazem no nosso dia a dia.

Quais são seus próximos projetos?
Bem, acabei de lançar meu programa online chamado VIVE EN VERDE, um curso de 12 semanas para entender as plantas de interior. Procuro ensinar às pessoas que todas as plantas têm reações semelhantes a determinados estímulos e que conhecendo-as saberá como cuidar delas, seja qual for a planta.

Tenho muitos sonhos em mente, mas um dos projetos que iniciarei em 2024 será fazer viagens coletivas de interesse botânico e natural para destinos como a Costa Rica. Será maravilhoso poder me surpreender com outros amantes de plantas em todo o seu esplendor. Saber de onde eles vêm ajuda muito a saber como cuidar deles. Isso muda você! E claro, no futuro, quando a vida nas redes me ultrapassar -o que espero que seja daqui a muito tempo hehe- eu sonho em ter uma loja de plantas tropicais na minha cidade.

No ano passado, pudemos vê-lo na Iberflora para receber o prêmio Greenfluencer of the year da entidade ACPO. Que experiências extraiu da sua visita à feira? O que lhe trouxe conhecer este setor por dentro?

Um dos primeiros pensamentos que vem à mente é que espero que minha próxima visita dure mais. Inovação, inspiração e muitas plantas são outras coisas que vêm à mente. Foi maravilhoso para mim ter a oportunidade de dar uma cara a muitas das pessoas com quem já trabalhei nas redes sociais. Há muitas coisas que destaco na feira... descobrir produtos ou práticas mais sustentáveis, conhecer empresas nacionais que me forneçam produtos para as minhas fábricas e ter um consumo mais local... é fantástico e espero poder ir este ano.

Pessoalmente, acho que os prémios uniram os dois mundos, o mundo digital do cliente e o do profissional, e isso beneficia-nos a todos. Os criadores de conteúdo adoram compartilhar todos os produtos que podem ajudar nossa comunidade, cuidar de suas plantas e que o setor profissional reconhece que nosso trabalho nos dá muito valor e nos sentimos acompanhados.