Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

A atividade de feira traz 6.500 milhões de euros para o PIB de Portugal

A Associação de Feiras Espanholas celebra hoje o Global Exhibitions Day, focando a sua atenção na iminente retomada da atividade

03/06/2020 Autor: AFE

A Associação de Feiras Espanholas celebra hoje a quinta edição do Global Exhibitions Day (GED) ou Dia Internacional das Feiras. Esta iniciativa, organizada pela UFI-The Global Association of the Exhibition Industry, a principal associação internacional do setor, que reúne a cada ano a participação de empresas, organizações e entidades de cerca de 90 países. AFÉ é membro da UFI, ao igual que outras 51 associações nacionais e regionais; no total, são cerca de 800 integrantes, entre organizadores, feiras e parceiros do setor.

Com a celebração do Global Exhibitions Day pretende-se, especialmente, promover o conhecimento e divulgação da relevância da atividade de feira, de seus efeitos e impacto econômico e social. Neste ano em que a crise do COVID-19, foi detido por completo a atividade de feiras em todo o mundo durante todos estes últimos meses, a mensagem principal da campanha é: "As feiras são a chave para a reconstrução económica".

O presidente da AFE, Xabier Basañez, manifestou que "em um momento de paralisação da atividade de exposições, queremos demonstrar que continuamos trabalhando para voltar a celebrar feiras comerciais muito em breve, em um ambiente seguro e confiável, e que estas, não são apenas ferramentas de marketing de primeira ordem, mas que vão ser decisivas para a recuperação do país e a reativação de diversos setores e, em especial, as pequenas e médias empresas. A sua celebração gera um grande impacto econômico e social, e, por isso, o setor e as empresas relacionadas nos aderimos a reivindicação de que esta importante jornada, juntamente com os representantes de muitos outros países de todo o mundo".

AFE, como outras associações homólogas e organizações de feiras, leva semanas difundindo mensagens e infográficos sobre o GED através da web e em redes sociais, entre outras ações. Seus membros aderiram a esta campanha de comunicação e têm previstas diversas atividades específicas para comemorar e dar visibilidade à sua responsabilidade, ativa, nesta fase de recuperação.

Sobre a relevância da atividade, cabe lembrar os números globais que UFI foi encontrada com as estimativas obtidas pela Oxford Economics:

- Feiras: 32.000 anualmente

- Expositores: 4,5 milhões

- Clientes: 303 milhões

- Produção total do sector (vendas): 275.000 milhões de euros

- Despesas de expositores e visitantes: 116.000 milhões de euros

- PIB: 167.000 milhões de euros (incluindo impacto direto, indireto e induzido)

- Empregos diretos e indiretos gerados pela atividade de feira: 3,2 milhões

As feiras representam globalmente mais produção do que outros grandes setores como poderiam ser o equipamento médico e cirúrgico ou à máquina-ferramenta. O PIB gerado pela indústria de feiras globalmente, a colocaria como a economia número 56, acima de países como o Kuwait, Hungria, Marrocos, Sri Lanka ou o Equador.

Dados do mercado de feiras espanhol

No que diz respeito ao mercado de feiras espanhol, a auditoria dos dados relativos a 2019, referidos a um total de 424 feiras e congressos com área expositiva, constata o crescimento de parâmetros estrategicamente muito significativos.

Assim, o número de expositores totais, que se elevou a 49.819, a presença de empresas de outros países cresceu 8,4% em relação a 2018 e representou 24,7% do total. Em paralelo, os visitantes internacionais aumentaram 29,2% até situar-se em 675.000. Ambas as figuras mostravam o elevado grau de internacionalidade das feiras espanholas, que, em conjunto, receberam a visita de 9,7 milhões de pessoas, 10,3% a mais do que em 2018.

Além da auditoria, a associação conta com um estudo sobre o impacto económico do mercado de feiras espanhol, realizado pela empresa de Oxford Economics, do que, há que se destacar as seguintes conclusões, a partir de uma estimativa de mais de 560 feiras realizadas no Brasil, em 2018:

- O impacto em termos de produção anual (vendas) do setor sobe para cerca de 13.000 milhões de euros, incluindo produção direta, indireta e induzida.

- A contribuição para o PIB da atividade de feira é de 6.500 milhões de euros.

- Os empregos gerados direta e indiretamente por esta actividade são 123.000

- O impacto total por cada empresa expositora é de 159.000 euros

- O impacto por metro quadrado de área de exposição bruta tampa é de 8.500 euros

Tudo isso mostra a grande relevância do setor de feiras e exposições espanhol em matéria de impacto econômico e de geração de emprego.

A Associação de Feiras Espanholas, entidade sem fins lucrativos que foi criada em 1964, conta actualmente com 25 membros associados e representa o setor de feiras em Espanha e a nível internacional. Em matéria de actividade de feiras, Espanha encontra-se entre os principais países da Europa, juntamente com a Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Turquia.