Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

investigação

Inteligência artificial ajudará a identificar as propriedades das flores

Este sistema será útil para proteger os direitos dos criadores de plantas

11/08/2023 Autor: GuíaVerde

Os criadores desenvolvem um grande número de novas flores e plantas a cada ano. Antes dessas variedades entrarem no mercado, elas devem ser codificadas em registros oficiais para que sejam descritas de forma inequívoca e inequívoca, com propriedades como sua cor ou a forma de suas pétalas. Portanto, eles devem descrever uma variedade com muito cuidado.

Para ajudá-los nessa tarefa, o projeto TIK MODOMA (Morphological Descriptions of Ornamentals through Machine Learning) desenvolvido na Holanda pela Floricode (registro de produtos), Naktuinbouw (Serviço de Inspeção Hortícola do país) e a Universidade de Wageningen estudou as possibilidades oferecidas pela inteligência artificial .

“Parece que a inteligência artificial pode determinar consistentemente algumas das propriedades de uma flor. Por exemplo, em 85% dos casos, não há dúvida sobre a cor”, disse Ron Wehrens, gerente da unidade de negócios Biometris da referida universidade. “Uma em cada seis flores tem uma cor que se enquadra um pouco entre as categorias. No caso de flores muito pálidas, por exemplo, podemos hesitar entre branco, amarelo, rosa e laranja. É exatamente nesses tipos de casos que um computador pode eventualmente fornecer uma melhor padronização .”

Segundo Wehrens, a informatização tem muitas vantagens . “O processo não só se torna mais confiável e reprodutível, como também pode ser feito em locais onde não há especialistas. A busca por cultivares comparáveis torna-se mais fácil e os criadores podem utilizar as informações cadastrais em seus próprios negócios e desenvolvimento. E de uma perspectiva internacional, a harmonização será mais fácil.”

O estudo também mostrou que é possível registrar cores com configurações relativamente simples. Um padrão de cor gravado em uma foto pode ser usado para corrigir quaisquer diferenças de iluminação. Wehrens: “Os métodos mais clássicos às vezes chegam aos mesmos resultados. Mas a IA funciona com mais eficiência; algoritmos de computador podem reconhecer as propriedades das flores sem que seja necessário separar a flor de seu fundo”.

Além da cor, os pesquisadores também testaram outras propriedades: um conjunto de 16 propriedades espalhadas pelas duas variedades e os bancos de dados Floricode e Naktuinbouw. Cada uma dessas propriedades consistia em dois a cinco valores possíveis (por exemplo, muito pequeno, pequeno, médio, grande, muito grande). Isso resultou em uma precisão variando de 35% a 99%; propriedades com muitos valores possíveis eram mais difíceis de identificar do que, por exemplo, propriedades que incluíam apenas dois níveis. "Além disso, algumas propriedades são mais fáceis de ver nas fotos do que outras", disse o pesquisador. Ele apontou o coração da gérbera como exemplo. “O meio da flor consiste em dois tipos de pétalas. Ainda é difícil para a IA determinar qual porcentagem do coração é de um tipo e quanto é do outro. E isso também é difícil para os especialistas verem. Isso pode ser melhorado treinando o algoritmo com mais fotos. Há muitas possibilidades para o futuro."