Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

Acer palmatum

Nome comun: Ácer-do-Japão

Sinónimos:Acer melodium, Acer decomposite, Acer dissectum, Acer formosum, Negundo sessilifolium, Acer pinnatifidum

Tipo:Arbusto ornamental

Viveiros produtores e comerciantes de Acer palmatum:Coplant Galicia, Viveros Guzmán, Plantanova, Viveros Sánchez, Veraleza, Viveros Ángel

Descrição:

O bordo japonês é uma planta de natureza muito delicada, que, ao contrário de outros bordos, é espessa.

Atingem uma altura de 3 a 8 metros e são globosos com numerosos ramos ligeiramente decíduos que contêm folhas palmadas muito regulares com 5, 7, 9 ou 11 lóbulos inteiros ou finamente cortados.

Possui inúmeras variedades que variam do verde ao amarelo dourado e vermelho roxo. Seu crescimento é bastante lento, característica que o torna utilizado para o cultivo de bonsai.

Este arbusto muito utilizado na jardinagem é notável pela sua aparência graciosa, pela forma das suas folhas e pela riqueza das suas cores, especialmente na primavera e novamente no outono, quando todas as suas folhas ficam vermelhas.

É sensível à cochonilha, às deficiências de ferro no solo calcário e às queimaduras foliares causadas pelo sol ou pelo vento.

Colheita:

Eles precisam de um solo arenoso e fresco, não calcário e, na falta disso, terra de urze; desenvolvem-se melhor em locais semi-sombreados do que em pleno sol, pois isso deteriora suas folhas. Sua rusticidade é excelente.

Necessita de muita humidade, tanto no ambiente como no solo, pelo que necessita de condições muito específicas, dificultando o seu crescimento, se não forem dadas as condições adequadas.

Não necessita de poda pois, por ser um arbusto, ramifica-se desde muito baixo, pelo que não precisa de ser podado para deixar um tronco.

Multiplicação:

A sua multiplicação é por mergulhia ou corte se pretender manter as características da planta mãe, caso contrário pode ser feita por semente, tendo em conta que a viabilidade é curta.

Germina satisfatoriamente se colocado em água quente (cerca de 43°C) e embebido por 2 dias.

Formulários:

É usado na jardinagem como arbusto rasteiro, sozinho ou em grupos. Também é cultivada em vaso, aumentando consideravelmente suas necessidades de umidade e irrigação.

Características

Folha caducaPrecisa de rega moderadaExposição moderada ao SolAltura: 3-8 mTolerancia máxima ao frio: < -1°CMês de floração: IV-VI